quarta-feira, 25 de junho de 2008

Paraty

Localizado na costa verde do Estado do Rio de Janeiro, Paraty é um lugar privilegiado. Com montanhas, cachoeiras e uma cidade histórica de arquitetura colonial quase a mergulhar num mar verde esmeralda.

Ao chegar em Paraty nos sentimos voltando no tempo. Além de suas belezas naturais, ainda bastante a salvo da invasão de turistas sem consciência ecológica, sua história é fascinante e relevante para o contexto histórico do Brasil. Tombada pelo patrimônio histórico nacional, foi fundada em 1667. Nessa época, seu mar servia de porto de saída para ouro e pedras preciosas que vinham de Minas Gerais. Era a famosa trilha do Caminho do Ouro que termina em suas ruas e até hoje pode ser percorrida, ainda resgatando seu charme e elegância.

Onde ficar? Onde comer? O que fazer?

Em suas ruas de paralelípedos não é permitido a circulação de automóveis, assim, evite saltos e percorra todos os lugares, principalmente à noite, quando fica bem movimentado.
As pousadas no centro histórico costumam ser mais caras, no entanto as que ficam na reta principal são bem mais em conta. A Pousada Eclipse e da Marquesa são duas boas opções. A primeira fica mais afastada e é mais econômica. Possui um café da manhã muito bom. A segunda é no centro histórico.


Paraty possui muitas fazendas de engenho e uma cachaça de ótima qualidade. Um programa imperdível é conhecer alguma destas fazendas e beber uma "provinha" de cada aguardente. A Fazenda Murycana é um ótimo lugar e ainda mantém vário objetos da época em que pertencia à D. Pedro II, servindo de residência (e lugar de encontro) para o príncipe regente e a Marquesa de Santos.



Faça um passeio de barco pelas ilhas da costa de Paraty. O passeio dura em torno de 4 horas e além de parar para as pessoas mergulhar em várias enseadas, ainda mostra muitas ilhas particulares, como a do Amir Klink e a de Sérgio Naya. Os barcos saem de manhã cedo (as 9h) no porto que fica no Centro Histórico.





Separe um dia e conheça Trindade. Vila de Pescadores que ficou famosa a partir dos anos 70 na comunidade hippie. Nos anos 80, se tornou lugar da moda. O acesso é pela Rodovia Rio-Santos, na altura do km 268, e está localizada a 30 km de Paraty, dentro da APA do Cairuçú.



O prato típico de Paraty é o camarão casadinho. São 2 camarões grandes (ou melhor, enormes), enrolados, fritos e recheados com farofa, servidos com arroz e fritas.

Nenhum comentário: