segunda-feira, 2 de junho de 2008

Salvador - Capítulo 3/3

OS INDEFECTÍVEIS:
Onde não esquecer de ir em Salvador


Pelourinho

Tombado pela Unesco, o bairro do Pelourinho ou Pelô (fundado em 1549) faz parte do Centro Histórico da cidade de Salvador. Com suas ruas de ladeiras, irregulares e antigas é recheada de lugares para comer, beber, dançar e comprar. Como lugar para comer com uma vista maravilhosa e um atendimento de primeira, sem perder a autenticidade baiana recomendo almoçar no Restaurante Escola do Senac. Instalado num casarão colonial, no Largo do Pelô, é considerado um dos melhores do país. Toda terça feira ocorre a lavagem do Bonfim, isto é, as baianas lavam ladeiras do Pelô com água de cheiro pontualmente as 19h. Tudo com muita música e alegria.

Elevador Lacerda

É um literalmente um elevador e cartão postal da cidade. Une a Cidade Alta à Cidade Baixa. Na cidade Alta está o centro histórico do Pelourinho e na Cidade Baixa, encontra-se entre outras atrações o Mercado Modelo e as barcas (que vão para Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo e etc.).

Mercado Modelo

Um grande mercadão que vende tudo o quê que a baiana tem. Tem temperos, pimentas, óleos, azeites, artesanatos, camarões secos, bordados, lembrancinhas e etc. Recomendo concentrar suas compras por lá e não ceder aos inúmeros ambulantes.

Acarajés

O acarajé de Salvador devia se tornar patrimônio histórico da humanidade. Quem nunca o experimentou, corra agora, pegue um avião ou ônibus e vá comer, imediatamente. Experiência prazerosa inesquecível para o paladar. Existem diversas barracas e baianas em Salvador, sendo que os mais famosos são o Acarajé da Cira, Keka , Regina , Dinha . São tantas que em 1998, deu até briga judicial entre as Baianas Dinha e Regina, conhecida como “A Guerra dos Acarajés”, dividindo opiniões na cidade. No dia 17 de maio de 2008, a famosa quituteira e personagem deste espisódio, A Dinha faleceu e passou o tabuleiro para sua filha primogênita.

Praias

A Orla marítima de Salvador possui em torno de 50 km de belas praias e algumas não tão belas. São inúmeras que vão desde as mais próximas do Centro Histórico até o extremo oposto da cidade. Próxima do Centro está a Praia da Barra que além de ter águas calmas e quentes, também possui como atrativo o famoso Farol da Barra. Se distanciando mais um pouco se chega à Praia de Itapuã, depois à Praia de Stella Maris e do Flamengo. As duas últimas possuem águas mais agitadas (no entanto, igualmente mornas), propicias à prática de esportes e atraindo muita gente jovem.

Leia mais sobre SALVADOR aqui!!!

Muito axé para vocês!!!

Nenhum comentário: